domingo, 4 de setembro de 2016

''Democracia Cristã,opinião de um Adventista''

ERA PRA SER MAIS UM SÁBADO FELIZ – talvez a maioria das pessoas não saibam, mas sou a 3ª geração de Adventistas na minha família, por conta de uma mensagem que chegou aos meus avós por missionários em São Paulo. Já peço desculpas pelo textão e pelo desabafo, mas o que se segue não pode deixar de ser relatado.
Hoje, como de costume, saí pela manhã para louvar a Deus com meu ministério musical, o que tenho grande prazer em fazer, especialmente em igrejas como a que estive, onde as pessoas são simples, calorosas, têm uma classe da escola sabatina jovem muito legal, enfim... Cantei, como sempre, buscando abençoar as pessoas que me ouvem com esse dom que recebi de Deus.
Há mais de um ano minha mãe não ía à igreja, por conta de problemas com depressão, desânimo, enfim... Hoje, ela estava animada e decidiu me acompanhar; tive a alegria e o privilégio de tê-la ao meu lado. Estávamos muito felizes, até metade do sermão!
Não vou mencionar nem o local nem as pessoas envolvidas por uma questão ética, mas durante um belo sermão sobre DISCIPULADO, o responsável fez comentários críticos e depreciativos, chamando o Projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Associação Paulista de NOVA SERPENTE, referindo-se ao local em que meu irmão, que também é um pastor adventista, trabalha em São Paulo.
Além de demonstrar seu descontentamento com esse e outros Espaços que a igreja abre em busca de evangelizar, ele fez comentários sobre a música desses espaços, sobre as pessoas que frequentam e sobre o que ali se faz, tudo culminou quando o pastor se referiu à NOVA SEMENTE como “CURVA DE RIO, ONDE SÓ PARA O QUE NÃO PRESTA!”. Como vocês acham que nós nos sentimos no banco da igreja?
Nesse exato momento, eu me lembrei de uma passagem bíblica em que os próprios discípulos quiseram impedir outras pessoas de falarem de Jesus, mas o próprio os repreendeu para que os deixassem pregar. Meu desconforto foi tamanho que pensei em interromper o sermão ali mesmo, porque senti o mesmo que minha mãe sentiu, visto que ela me cutucou como se dissesse: o que viemos fazer aqui? Ali o sermão acabou, para mim pelo menos.
Ao sair, minha mãe falou com o pastor, eu sabia que ela estava com o coração arrebentado, e eu também falei. Convidei-o para conhecer melhor a “NOVA SERPENTE”, como ele fez questão de nomear do púlpito, e a ler o livro “TRANSCENDENTES” para ver como as vidas são transformadas ali, também expliquei a situação da minha mãe e voltamos para casa. Não sou advogado de Cristo, nem desse projeto, só que não uso minha influência para prejudicar as pessoas que estão fazendo o bem e mudando vidas. O céu não tem placa de igreja!
Após essa catarse, é claro que essa amargura vai passar, mas EU ESTOU CANSADO!
CANSEI de gente preconceituosa dentro da igreja, sejam membros ou líderes, ignorantes ou muito cultos, com cargos ou sem eles. As pessoas não podem usar o púlpito da igreja e a palavra de Deus para mandar recadinhos pessoais, embotados por preconceito, inveja, desconhecimento, ignorância ou seja lá o que for. Se você ocupa o púlpito, PREGUE A PALAVRA! Apenas isso, simples assim!
Não estou interessado em opiniões pessoais de quem tiver questões mal resolvidas com os projetos oficiais da igreja. Uma opinião pessoal e infeliz que poderia ter sigo guardada para si, e não lançada para envenenar o pensamento de toda uma congregação. Pois é obvio que muitos amigos queridos sabem que meu irmão é pastor na NOVA SEMENTE, havíamos comentado na escola sabatina sobre isso, mas o incauto pastor não sabia, talvez não imaginasse que magoaria profundamente a mãe e o irmão do pastor que ali estavam.
O que é mais importante pra você? Que a mensagem de Deus seja pregada, mesmo por formas não convencionais que fogem da “caixinha” em que você pensa ou que todos se adequem ao seu ideal de perfeição antes de fazer a obra de DEUS?
Que situação vergonhosa para esse pastor! Perdeu a grandiosa oportunidade de ficar calado e não passar pelo constrangimento de ouvir duas pessoas tristes cumprimentá-lo à saída pelo desserviço que fez.
Enquanto isso, a NOVA SEMENTE está lá, fazendo seu trabalho. Eu continuarei cantando e louvando a Deus, porém, ainda mais convicto de que as pessoas que estarão no céu terão atitudes mais semelhantes às de Cristo e menos semelhantes às dos líderes da igreja do nosso tempo.''Leonardo Tonasso''Ministério de musica e louvor e adoração IASD.''(Filipenses 4:8)...''.L.C''

2 comentários: