segunda-feira, 14 de setembro de 2015

''A coroa e o Atleta de Cristo''

''Eu estava observando meus filhos Lucas e Isabela meus sobrinhos,Carlos Eduardo,e Gabriel,cada um deles tem um empenho em um esporte,O lucas,gosta de futebol,o Carlos Eduardo o Haru,gosta de artes marciais,kung fu,já a Isabela e o Gabriel gosta de andar de Skate,e pelo que eu percebi o quão eles são empenhados em cada modalidade,nós vemos seus esforços em chutar a bola no gol,ou em acertar uma manobra no Skate ou em chutar bem alto em uma demonstração marcial,isso mostra as suas dedicação para alcançar um objetivo,o troféu,pois isso é o galardão da vitória.Nas escrituras o apostolo Paulo da um exemplo interessante ao pregar o evangelho,ele usava tais acontecimentos esportivos para mostrar qual a maior vitoria de um cristão;Paulo passou tempos pregando na cidade de Corinto,por ser uma cidade Grega,em sua viagem ele tinha contato com algumas festividades principalmente ''As esportivas'' naquela região,lembrando que um desses jogos era a famosa ''Olimpíadas''de acordo com a Historia esse famoso ''Jogos Olímpicos da antiguidade'' eram um festival Religioso e atlético da Grécia antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.c,concluindo até a data de seu calendário.O apostolo observou e se aproveitou desses acontecimentos para pregar o evangelho e fortalecer os cristão de Corinto e sua época.Olha o que a Bíblia diz:''Não sabeis vós que os que correm no estádio,todos na verdade,correm,mas um só leva o premio?Correi de tal maneira que o alcancei,todo o ''atleta''em tudo se domina;aqueles,para alcançar uma coroa corruptível,nós,porém,a incorruptível.''(1 Cor 9:24-25).Paulo usou essa linguagem esportiva,porque os gregos e os romanos davam muita importância ao atletismo.e estava comparando os cristão de corinto que deveriam se empenhar na pregação do evangelho como se fosse um atleta que corre para alcançar uma coroa de louros,Paulo observou em alguns desses jogos a vitoria do participante,a sua felicidade ao sentir que depois veio sua recompensa após seus esforços;no versos seguintes ele diz:''Assim corro também eu,não sem meta;assim luto,não desferindo murros no ar,mas esmurro o meu corpo e o reduzo á escravidão,para que tendo pregado a outros,não venha eu mesmo ser desqualificado.''(1 cor 9:26-27).Viu?!os atletas  se esforçavam para uma meta em atravessar a linha de chegada eles treinavam se dedicavam até chegar ao máximo ponto de seus limites,através desses jogos não era tão importante do que sofrer e esforçar-se para a uma meta a pregação do evangelho.''Ali em corinto realizava um ''jogos regionais''chamado de (jogos Ístmicos) e era de três em três anos em Corinto''...E paulo usou essa expressão para capacitação dos cristãos...e mostrar exemplo para nós hoje,e como nós nos capacitamos?lembrando que os atletas treinavam incessantemente para que seus corpos e mente ficassem com a força ideal para os jogos,Nós cristãos precisamos exercitar o corpo e mente e a espiritualidade e fortalecimento da fé,e buscar a manutenção dessa,através dos requisitos importantes.
A)João 5:39...''Estudar a Bíblia'' diariamente,o estudo faz com que nós estejamos sempre com Deus,pois a palavra nos fortalece ao conhecimento de Cristo.(Jeremias 29:13).(salmos 119:105)
B)Colossenses 4:2..''Orar''nosso mestre foi um grande homem de oração,orava sempre em todos os momentos isso fazia com que ele estivesse próximo de Deus Adonai seu Pai,(joão 17)1Tess 5:17).
C)Hebreus 10:25...Frequentar a os cultos da igreja,lá é o local onde nós vamos para reunir com os irmãos,essa confraternização ajuda toda a família cristã.(salmos 133:1-3)..
D)Mateus 28:19-20...Pregar o evangelho,seja ela na igreja ou em casa no trabalho na escola na rua,nos lugares que frequentamos..cristo nos capacita para isso.(João 16:7-15)(Atos 2:37-41).
Irmãos esses são o nosso treinamento diário, nos fortalecendo em nossas faculdades mentais e espirituais,o corpo a mente e o folego tem que estar em harmonia,e para atingir a espiritualidade e alcançar a nossa meta,e qual é?a coroa incorruptível(1 cor 9:25).
Essa coroa significa chegar até a linha final,permanecer até o fim,(Mateus 24:13).Em (2Tim 2:8) diz:''Igualmente,o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.''Essas normas e compreender em buscar uma vida de transformação e reconhecendo que é pecador e saber que jesus estará nos perdoando em cada queda e obstaculo que vier(1 João 1:8-9)(1 João 2:1-6).
Nada é fácil em conseguir essa coroa mas nosso mestre disse:''Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim.No mundo,passais aflições;mas tende bom ânimo;eu ''Venci o Mundo.''(joão 16:33).A nossa vitoria está em cristo,e Paulo usou dessa situação tão inteligente para ganhar até mesmo os atletas e fortalecer os cristãos de sua época e hoje.''Seu método de ensino sempre abrangeu o que ele mais se importava o evangelho ele disse:''Fiz-me fraco para com os fracos,com o fim de ganhar os fracos.Fiz-me tudo para com todos,com o fim de,por todos os modos salvar alguns,tudo faço por causa do ''Evangelho'',com o fim de me tornar cooperador com ele (cristo).''(1 Cor 9:22-23).''Seus ensinos e exemplos em assuntos como esse em comparar nossas obrigações(1 Cor 9:16) como cristãos,a atletas ao pregar o evangelho,trouxe sim competência para os irmãos de Corinto e para nós hoje,a coroa que ele sempre quis está guardada pois ele mesmo disse:''Combati o bom combate,completei a carreira,guardei a fé;Já agora a coroa da justiça me está guardada,a qual o Senhor(Jesus)reto juiz,me dará naquele Dia;e não somente a mim,mas também a todos quantos amam sua vinda.''(2 Timóteo 4:7-8)..(Apocalipse 1:7).Vamos nos preparar?alcançar essa coroa?só depende de nós,então esforcemo-nos a atingir o nosso propósito,Paulo fez a parte dele nosso mestre Jesus mais do que tudo fez e continua nos auxiliando através do santuário.Então?!!agora é nossa vez,para alcançarmos a linha de chegada pois esta muito próximo a vinda de nosso Grande Rei ele esta disposto de nos dar a coroa de vitória.''Sê fiel até a morte,e dar-te-ei a coroa da vida''(Apocalipse 2:10).
Comentários ''Luciano Costa''(Biblia sagrada,Livro Historia antiga e medieval,arqueologia Biblica).


Nenhum comentário:

Postar um comentário