quinta-feira, 18 de agosto de 2011

''Ao Fazer votos deve cumpri-los'''

''Ele fez uma promessa a sua filha que iria ve-la na peça teatral de sua escola,a menina ficou muito feliz ela dizia:''Meu pai vai hoje me ver na peça que legal!!!Deu o horário da peça,já ia começar,então a menina disse para mãe,'''Mãe cadê o papai,onde ele está?A sua mãe responde:''Calma filha ele já vai chegar''Então,não tinha mais jeito a professora pediu para que todas as crianças se preparassem pois já ia começar.
''A peça era sobre uma árvore que seria cortada,eo povo não poderia deixar isso acontecer,a menina era principal da peça,em todos os atos ela não via seu papai sentado na platéia mas mesmo assim agiu com bastante diciplina,a peça acabou,e todos aplaudiram de pé seus filhos atores,ela começou a chorar,ela sabia que seu pai tinha perdido a peça,foi quando a pessoa vestida de arvore se aproximou dela e disse:''porque chora menininha?ela respondeu suluçando,''Meu papai fez uma promessa que viria me ver e não veio!!!,tudo bem ele tinha outra coisa para fazer!!! disse ela;''O homem vestido de árvore falou:''Ele te fez uma promessa???Sim ele fez!!!respondeu a garotinha,''Então minha filha!!eu cumpri com a promessa aqui estou eu!??e você estava linda parabéns??!!!!!Nossa!!!que felicidade aquela árvore era seu Papai,o rapaz que ia fazer o papel de árvore na peça ficou doente e a professora pediu para seu papai,quebrar esse galho''[L.C]''Ele não só cumpriu com a promessa ele fez o voto era importante para aquela filha animada,e tudo saiu melhor como ela esparava''fazer um voto é cumprir com designado.''Na Biblia o voto era importatnte''Pode-se dizer que''São promessas feitas a Deus por um feito recebido por ele''Tais votos são voluntários(Deut 23:22)e outros não podem fazer precipitadamente(Prov 20:25),uma vez feitos,hão de ser invioláveis(Num30:3)(Deut 23:21-23)(Ecles 5:3-4)''Em salmos 50:14 diz:''Oferece a Deus sacrificios de ação de graças,e cumpre seus votos''Já em eclesiastes 5:5 diz''Melhor é que não ''votes''do que votes e não cumpres''Temos que tomar cuidado ao fazer um voto,principalmente com Deus,''Como dizia na época que servi o exército,''promessa é divida,e missão dada é missão cumprida,foi até um eslogam de um filme de ação barsileiro''
''Houve um fato na Biblia que um voto fez diferença,no livro de Juizes capitulos 11:1-40).''mostra um dos grandes juizes de Israel,Jefté o gileade passou por maus momentos;no capitulo 11 diz, por ele ser filho de uma mulher do mundo,alguns de sua familia o espulsaram do meio de sua terra e familia,seus irmão disseram no verso 2c..''Não herdarás na casa de nosso pai pois és filho doutra mulher''Isso o deixou triste e fugiu da presença deles e sumiu,''Depois de um tempo diz o texto,que os filhos de ''Amon''(Josue 1:12-17)subiram contra Israel,em toda a terra houve a peleja,e os próprios que o espulsará,foi buscar Jefté,os anciões estavam todos em uma situação dificil;Seus familiares tinha o expulsado mas precisavam dele pois é um grande guerreiro,ao encontrarem disseram para que ele podesse ser por cabeça do povo''está vendo???tem pessoas que se sentem inferior quando passa por momentos dificil,um homem que foi expulso do povo e agora seria o cabeça,,,''no verso 9 faz uma pergunta aos anciãos ''Se me tornares a levar para combater contra os filhos de amom e o senhor Deus mos der amim eu serei por cabeça???então veio a resposta  em forma de voto verso 10''O senhor Deus será por testemunha entre nós e nos castigarás se não fizermos segundo a sua palavra''Fizeram!!e colocaram a Deus por testemunha,se esses anciãos não cumprisse olha!!!seriam pulverizados com certeza;''e tudo deu certo Jefté recuperou algumas terras após as batalhas derrubou os amonitas e ficou em paz depois de 18 anos de opressão''Passados o tempo os amonitas veio novamente contra Israel''Então meus caros leitores começa o drama de Jefté realmente aquilo de ser expulso não era comparavél o que iria ter,seu voto para com Deus era irrevercivél e inviolável,''O povo opressor volta e no verso 29-deste capitulo 11,diz''Então o espirito do senhor veio sobre jefté ajuntou seus guerreiros e viu os opressores no campo de gileade,''vendo-os fez um voto ao senhor Deus Iavé,dizendo verso 30-31''Se com efeito,me entregares os filhos de amom nas minhas mãos''Quem primeiro sair da porta de minha casa em meu encontro,voltando eu dessa batalha contra os filhos de amom,esse será do senhor Deus,eu oferecerei em holocausto''puxa!!!que voto!!!este era o objetivo,seu voto para com Deus era uma fortaleza,ele depositava toda sua fé em Deus,mas muitas vezes temos que tomar muito cuidado com o tipo de voto para que depois não cumprir e passar momentos dificeis.''o texto diz que jefté conseguiu derrubar seu inimigos,o senhor Deus estava com ele e seu exercito,a missão tinha sido dada ,e foi cumprida como pediu''Foi grande a derrota dos amonitas,e cairam diante do povo de Deus,''Tudo foi bem graças a Deus;''voltando para casa depois daquele combate,cansado,com sede ou até mesmo com fome ,queria voltar logo para contar para familia que sairam vitorioso daquela batalha.''Foi quando diz o verso 34''chagando em frente a sua casa em Mispa,saiu-lhe ao encontro sua''Filha''com adufes e canticos(pois naquela época até os dias de hoje,quando um menbro da familia volta de uma guerra ou jogo as pessoas de sua familia saem fazendo festa com sua chegada)e sua filha não foi diferente,era sua filha unica,ele não tinha outro filho e nem filha só era ela''Talvez ali se divertindo também ao ver sua filha feliz!!!Jefté caiu em si,ou melhor como diz hoje?''caiu a ficha''Ele se lembrou do Voto feito para Deus Iavé,que faria um holocausto com a primeira criatura que saisse da porta de sua casa ao seu encontro!!!no verso 35-''caiu em si e''Rasgou suas vestes e disse:''filha minha,tu me prostas por completo;tu passaste a ser a causa da minha calamidade,por quanto eu fiz o voto com Deus Iavé,e não toranrei atrás''Até parecia que ele estava cumpando a menina,mas não,tenho que cumprir com o voto.'''verso 36-''Ela disse:''Pai meu,fizeste o voto a senhor Deus Iavé,faze,pois,de mim segundo o seu voto,pois Deus te vingou dos teus inimigos,os filhos de amom''A menina poderia até fugir sumir se esconder mas não,ela respeitou o que estava acontecendo,(a menina esperou até o final da peça lembra-se?Ela continuou atuando até o final recebeu a surpresa,ela não correu ou fugiu fez corpo mola por não ter visto seu pai na platéia,mas sua promessa foi cumprida de uma forma inesquecivel'')Agora a filha de Jefté,estava ali pronta,para cumprir o voto de seu pai''e nos verso 37-38''pediu ao pai que fizesse o costume daqueles dias chorar por sua virgindade pois ela não seria mãe e nem esposa de varão,não costituiria familia''no verso 39-depois dos meses ela voltou para casa de seu pai,então Jefté cumpriu com o voto feito a Deus''O que você caro leitor ou leitora pode estar pensando???Como Deus pode ter deixado isso acontecer???Deus não teve culpa de nada,pois quem fez o voto tinha que cumprir,tenho a plena certeza que a filha de Jefté,esta dormindo no seol,esperando a volta de cristo,ou talvez ressucitou naquele dia especial após o sacrificio de cristo e sua ressurreição?(Mat 27:45-56)''no verso 40-diz que é costume em Israel,as filhas sairem quatro dias de em ano a ano,a cantar a memória da filha de Jefté''Temos que tomar cuidado com o tipo de voto que fazemos principalmente para DEUS,e depois temos que cumprir,se não será voto de tolos.''em(Mateus 5:33-37) leia'''eu fico com o verso 37 a respeito de votos ou juramentos''Seja porêm o vosso falar,ou tua palavra,Sim,sim;não,não.''o que disto passar vem do maligno'' Palavras de Jesus cristo'''Luciano Costa'''

Nenhum comentário:

Postar um comentário