sexta-feira, 5 de agosto de 2011

''TERAPIA DE VIDAS PASSADAS,É SÓ FABULA e CIÊNCIA?'''

''Terapia de vidas passadas (TVP), é também denominada de Terapia de Regressão ou de TRVP (Terapia de Regressão a Vidas Passadas ou a Vivências Passadas) por alguns terapeutas. Essa terapia consiste em fazer o paciente visitar suas supostas vidas passadas através da hipnose ou através de métodos não sugestivos, como a visualização criativa, a concentração e o relaxamento. A Terapia de Vidas Passadas se fundamenta nos mesmos princípios que a Regressão de Idade feita com Hipnose. A única diferença é a distância que os terapeutas de vidas passadas pretendem ir com seus clientes.Supostamente, é uma terapia que utiliza das vivências retrocognitivas ou revivências de vidas anteriores para finalidades terapêuticas.Noutras palavras, é o uso do fenômeno parapsicológico chamado retrocognição para finalidades terapêuticas e de desenvolvimento pessoal. Dentro da Hipnose, essa capacidade de aumento da memória e sua evocação é chamada de Hipermnésia. Trata-se de um fenômeno estudado e amplamente reconhecido e aceito nos círculos que trabalham com a Hipnose. No caso da TVP ( o paciente adentra num profundo estado de consciência e revive campos de seu passado antigo (vidas passadas)No caso da TVP ( o paciente adentra num profundo estado de consciência e revive campos de seu passado antigo (vidas passadas) e tem a oportunidade de usar de tais experiências em prol de sua auto-superação, evolução e resolução de problemas isolados, como medos, depressão, etc. A Terapia de Vidas Passadas trabalha com os chamados estados alterados ou estados incomuns de consciência e pretende utilizar-se desse estado especial para produzir fenômenos que seriam originados em existências prévias.O nome Terapia de Vidas Passadas (Past Life Therapy) foi cunhado pelo Doutor em Psicologia Morris Netherton, em 1967, quando desenvolveu um método próprio de hipnose, que designou como Hipnose Ativa. O fundamento dessa abordagem extrai da hipnose regressiva o seu fundamento: em estado alterado de consciência, o cliente regressaria a um passado além do limiar da vida atual, onde se encontra um reservatório mnemônico cuja instância é o que o pesquisador Hemandra Banerjee denominou de "memória extra-cerebral".
Terapeutas e escritores sobre o assunto partem da premissa da existência da alma e da reencarnação e que as experiências das vidas passadas podem afetar a vida presente. Embora sem provas que possam ancorar suas alegações, cientistas ortodoxos afirmam que isto é altamente improvável e que estas memórias são falsas e são puramente resultado da imaginação do paciente. Os terapeutas de regressão alegam, no entanto, que mesmo que consideremos apenas o resultado da imaginação, essa imaginação também possui o potencial necessário para o alívio de sintomas e a resolução de problemas psicológicos e emocionais. O terapeutas afirmam que não é necessário se acreditar em reencarnação ou no renascimento cíclico para se realizar a regressão. Se as memórias são mesmo verdadeiras ou não, a regressão parece ajudar a vida pessoal de algumas pessoas e seu relacionamento com outros. Por isso é que pesquisadores sérios como o Dr. Ian Stevenson e sua equipe na Escola de Medicina da Universidade da Vírginia, E.U.A., tratam a questão de lembranças sobre vidas passadas de forma científica.
Ensina a Doutrina Espírita que o esquecimento do passado é necessário para que o espírito em sua atual existência não seja sobrecarregado com as lembranças e emoções de outras vidas.
Existe uma passagem do Livro dos Espíritos que alguns defendem autorizar o resgate das memórias de encarnações passadas:
“Ao entrar na vida corporal, o Espírito perde, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as ocultasse; entretanto, às vezes, tem uma vaga consciência disso e elas podem até mesmo lhe ser reveladas em algumas circunstâncias. Mas é apenas pela vontade dos Espíritos Superiores que o fazem espontaneamente, com um objetivo útil e nunca para satisfazer uma curiosidade vã.“
Vemos nessa passagem do “Livro dos Espíritos” que é possível lembrar de existências anteriores, quando há um motivo útil e quando os espíritos superiores aprovam.(EXTRAIDO da wikipédia)''conclusão''é algo no subconciênte de cada ser humano,isso é apenas mais um artmanha do opositor para que as pessoas,se distânciam de DEUS IAVÉ,e a ressurreição,como diz uma terapeuta brasileira''
''Á MORTE é uma idéia insuportavél, muitas vezes passamos a vida inteira tentando escapar dela,uma saida é inventar que as pessoas não ''MORREM''.Beatriz Kuhn''psicanalista,,dizendo sobre a ''TERAPIA DE VIDAS PASSADAS''e ESPIRITISMO MODERNO''E REENCARNAÇÃO''eu concordo com ela a dor é tanta,quando perdemos pessoas que amamos,que ficamos desorientados e buscamos em certas fabulas para conseguirmos,deixar de sofrer,,''''eu sou o caminho a verdade e a vida,ninguem vai ao pai se não por mim''(joão 14:06)ao ir a JESUS''OBTEREMOS essa vida eterna que muitos almeja,,,(1tess 4:16-17)E CRISTO NOS COFORTA NA CERTEZA DESSA VERDADE....Luciano Costa''

Nenhum comentário:

Postar um comentário